Ministério Público recomenda a impugnação da candidatura de Ildon Marques à prefeito de Imperatriz

O Ministério Público Estadual (MPE),por meio do promotor Sandro Pofahl Bíscaro deu parecer nessa terça-feira(20), pela impugnação da candidatura do ex-prefeito Ildon Marques que concorre pela coligação Juntos por Imperatriz (Patriota-DC-PV-Avante-Pros-PP – Cidadania-PSD). 


A decisão agora cabe à juíza titular da 33ª zona eleitoral, Edilza Barros Ferreira Lopes Viégas.


No documento, Sandro Bíscaro elencou a todos as etapas do processo tendo como argumento decisões anteriores como a do colegiado do TRF-1, que reconhece a inelegibilidade do candidato na disputa de outro cargo.


“Como já exposto na inicial, reconhecer o deferimento do presente Registro de Candidatura seria violar frontalmente os precedentes do TSE firmados em relação à mesma condenação, sem que qualquer alteração jurídica tenha ocorrido desde a última eleição.

Isso corresponderia a um forte atentado contra a segurança jurídica. Cumpre asseverar que, quanto à conclusão do julgamento da Ação tronco de Improbidade Administrativa já julgada pelo colegiado, dois recursos para as vias extraordinárias foram aviados, notadamente o Recurso Especial nº 235.647-MA (2012/0203319-7) no Superior Tribunal de Justiça e o Agravo em Recurso Extraordinário nº 1.095.579 no Supremo Tribunal Federal. No Superior Tribunal de Justiça, a decisão condenatória foi mantida em sua íntegra. Já no Recurso Extraordinário, a Suprema Corte sobrestou o recurso em razão de já existir outro Recurso Extraordinário em repercussão geral sob o mesmo tema (no caso, o RE 976.566-RG, Tema 576). Ocorre que o leading case na repercussão geral transitou em julgado em 04.10.2019, restando finda a suspensão anteriormente imposta”, diz trecho do parecer do promotor.


Em outro ponto, o documento acrescenta “ Desde então não sobreveio qualquer decisão por parte do Supremo Tribunal Federal que suspendesse os acórdãos do TRF-1 e do STJ em relação ao impugnado” que finaliza desga forma: “


Portanto, com base nas razões expostas, o Ministério Público Eleitoral  mantém seu entendimento e pugna pelo indeferimento do registro de candidatura de Ildon Marques de Sousa”, conclui.


Opções

 

Em caso de confirmação da impugnação, três nomes são cotados para substituir Ildão. 


O filho, empresário, Ildon Júnior que já declarou publicamente sua indisposição para a política; o presidente da Câmara, José Carlos Soares (Patriotas) e o vice, Rodrigo Brasmar (PSD); os dois últimos figuraram como pré-candidatos à prefeitura e desistiram para apoiar o ex-prefeito.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogueiro Duduzão se filia ao Patriotas e inicia pré-campanha para vereador

Bispo de Imperatriz alerta em carta sobre riscos de mudanças na "Lei dos Bares"

Francisco Santos, o Franciscano, é o companheiro de chapa de Assis Ramos na campanha pela reeleição

Solidariedade vai lançar chapa cheia para vereador, avisa deputado Rildo Amaral

Governo do Estado adota prática confusa para informar sobre casos de novo coronavírus