Após polêmica com governadores, Bolsonaro declara amor ao Nordeste


Após polêmica com governadores de oposição, o presidente Jair Bolsonaro declarou, nesta terça-feira (23), amor ao Nordeste durante cerimônia de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Trata-se da segunda viagem do presidente à região desde sua posse, em janeiro, e a primeira após a troca de farpas com adversários políticos.

"Eu amo o Nordeste, afinal de contas, a minha filha tem em suas veias sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Crateús, o nosso estado aqui, mais pra cima, o nosso Ceará. Quem é nordestino aqui levanta o braço", declarou. "Não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil", seguiu. "Somos um só povo com um só objetivo: colocar esse grande país em um lugar de destaque que merece."

Em conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni na última sexta-feira (19), Bolsonaro afirmou que "daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão", em referência ao oposicionista Flávio Dino. A declaração foi vista por adversários como preconceituosa, porque “paraíba” é um termo pejorativo usado para se referir aos nordestinos.

"Convidei o governo federal a se fazer presente no ato de inauguração nessa grande festa. Infelizmente confundiram a boa educação com covardia e desde então temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia", afirmou Rui em vídeo divulgado nas redes sociais.

O Governo da Bahia batizou o aeroporto com o nome do cineasta baiano Glauber Rocha (1939-1981), nascido em Vitória da Conquista e onde passou parte da infância. Filha do homenageado, a cineasta Paloma Rocha também cancelou a participação que faria na inauguração do terminal. (Congresso em Foco).



As obras iniciaram durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na gestão de Jaques Wagner (PT) no comando do Poder Executivo da Bahia. Além de Wagner e Lula, Costa agradeceu no vídeo os presidentes Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogueiro Duduzão se filia ao Patriotas e inicia pré-campanha para vereador

Bispo de Imperatriz alerta em carta sobre riscos de mudanças na "Lei dos Bares"

Francisco Santos, o Franciscano, é o companheiro de chapa de Assis Ramos na campanha pela reeleição

Solidariedade vai lançar chapa cheia para vereador, avisa deputado Rildo Amaral

Governo do Estado adota prática confusa para informar sobre casos de novo coronavírus