Após dois casos em quatro dias, SES emite alerta sobre casos de Meningite em São Luís


Após o registro de dois casos de meningite em quatro dias em São Luís e Região Metropolitana, a Secretaria de Estado da Saúde(SES) confirmou 44 casos da doença no Estado e fez um alerta à profissionais que atuam na área e que estão próximos com o publico para adotarem medidas de prevenção e controle da doença.

Na Nota Informativa a SES informa que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), fez de janeiro até agora a notificação de 124 casos suspeitos de meningite no Maranhão, sendo que destes 44 foram confirmados – com 13 mortes.

O documento alerta que o cuidado deve ser redobrado em escolas, creches, quartéis e asilos, por exemplo, em virtude do fato de que a estação chuvosa “favorece a ocorrência de doenças respiratórias como meningite, influenza e outras”.

“A Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios estão em ALERTA, acompanhando todos os casos notificados, realizando todos os procedimentos de prevenção e controle”, diz o comunicado.

Acesse o link da Nota Informativa:

O que é Meningite

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão.
Fonte: Ministério da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aristides Aguiar divulga mensagem sobre o aniversário de Montes Altos-MA

Daniel Fiim inicia pré-campanha a prefeito de Imperatriz

Briga ao vivo na Jovem Pan entre Augusto Nunes e Glen Greenwald

Internautas comparam coincidências nas mortes de Gabriel Diniz e Cristiano Araújo

Vereador Zé Carlos Pé de Pato confirma pré-candidatura a prefeito de Imperatriz