Lei de Cotas para Deficientes completa 28 anos nesta quarta


Parece que foi ontem, mas a Lei de Cotas para Deficientes está completando 28 anos em vigor. Entidades e o governo fazem avaliação dos resultados de forma positiva.

Para quem não sabe, a legislação prevê que empresas com 100 ou mais funcionários tenham entre 2% e 5% de trabalhadores portadores de deficiência. Mas dados da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, mostram que este percentual nunca passou de 1%.

A maior queixa dos deficientes ainda é na parte de infraestrutura, por isso é muito comum as empresas buscarem trabalhadores com deficiências consideradas mais leves, que não impliquem em grandes modificações estruturais ou na comunicação, no caso dos surdos.

Segundo a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira, o Brasil ainda está “longe do ideal”, apesar do crescimento observado no mercado de trabalho destinado a pessoas com deficiência, ao longo dos últimos anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sindicalista critica oportunismo de políticos durante a pandemia do novo coronavírus

Anderson Moura é forte candidato a vencer as eleições para vereador em Estreito

Gury da Levada Elétrica é aprovado em sabatina da Câmara para Fundação Cultural

Inauguração da sede do Diretório do PC do B e os pretensos candidatos a prefeito do governo

Zé Carlos prestigia posse dos deputados Rildo Amaral e Professor Marco Aurélio