Ceste desfaz fake news sobre Usina Hidrelétrica de Estreito




Recententemente áudios em grupos de WhatsApp chamaram a atenção pelo alarme em relação a Usina Hidrelétrica de Estreito, mas tudo não passou de noticia falsa.  A empresa que administra a barragem acabou por divulgar um comunicado sobre o assunto, que voce confere, abaixo:

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA DA BARRAGEM DA UHE ESTREITO

O Consórcio Estreito Energia - CESTE tem como valores prioritários a segurança da UHE Estreito, das pessoas e do meio ambiente e para tanto age visando atender a lei aplicável e os padrões de segurança estabelecidos.

Desde a construção desta usina até a etapa de operação, sempre foram empregadas as melhores técnicas de engenharia, desde o seu projeto básico até os atuais planos de manutenção.

São realizadas inspeções rotineiramente por técnicos especializados e inspeções anuais por equipe multidisciplinar de engenharia que analisa todos os dados coletados e elabora relatórios de inspeção e comportamento da barragem e das estruturas civis, visando atestar a estabilidade da mesma.

Deve-se destacar a manutenção preventiva programada em todo o sistema de monitoramento da barragem, o Plano de Segurança de Barragens e o Plano de Ação de Emergência, elaborados de acordo com a Lei de Segurança de Barragem e as normativas da ANEEL.

Relacionado ao Plano de Segurança de Barragens e ao Plano de Ação de Emergência, também é feito o monitoramento das grandezas hidrológicas que envolvem o reservatório, em conjunto com as regras de operação das estruturas que compõem a UHE Estreito.

Além de todas essas iniciativas, o CESTE ainda realiza regularmente treinamentos de segurança e de emergência com os seus colaboradores e prestadores de serviço.

Ressaltamos, finalmente, a interação do CESTE e seus prepostos com os técnicos das Defesas Civis Estaduais e Municipais, das Agências Nacionais de Energia Elétrica (ANEEL) e Águas (ANA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entre outros, os quais tem acesso a inúmeras informações relacionadas à operação do empreendimento.

Portanto, não há indícios, a partir dos levantamentos técnicos feitos e acima relacionados, sobre quaisquer questões que, neste momento, comprometam a segurança da barragem da UHE Estreito. Deve-se destacar que as obras executadas a jusante da UHE Estreito são referentes a simples manutenção de taludes, sem qualquer relação com questões que envolvam a segurança desta barragem.

Para mais informações e quaisquer dúvidas ou sugestões relacionadas ao Consórcio Estreito Energia e a Usina Hidrelétrica Estreito disponibilizamos o telefone 0800-280-9191.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo prefeito de Davinópolis nomeia secretários

Em confraternização Executiva do PSDB apresenta Richardson Lima

Presidente da Câmara José Carlos Soares vai ser filiar ao Patriota

Médico Bene Camacho pode assumir vaga de Eliziane Gama no Senado

TO:Decisão garante que matricula no ensino superior só com comprovação de conclusão do ensino médio

Time do Imperatriz apresenta solidariedade as vítimas de Brumadinho-MG