Levantamento do G1 MA mostra que Flávio Dino foi o governador que mais contratou capelão no Brasil

O Portal de Notícias G1 Maranhão ( Globo) foi apurar o que muitas entidades de transparência já desconfiavam: o número em excesso de capelões nomeados pelo governador do Maranhão Flávio Dino.

O resultado do trabalho de levantamento do portal que o Maranhão possui o maior número de capelães dentre todos os estados do país. ( Foto Reprodução G1: O presidente dos Agentes Penitenciários, Ideraldo Gomes diz que tem assuntos mais importantes para o Governo investir).


Confira a reportagem:

SÃO LUÍS -  Enquanto nos outros estados o número máximo chega a cinco capelães, o Maranhão tem 50. O levantamento foi feito pela TV Mirante com base nas respostas de todos os estados brasileiros

No 16 estados que responderam, Rio Grande do Norte, Alagoas e Minas Gerais responderam que possuem 5 capelães. O estado populoso do país, São Paulo, informou que não tem nenhum capelão nas polícias. Veja a lista completa:

Maranhão: 50 capelães. 36 nomeados sem concurso público.

Alagoas: 5 capelães
* Polícia Militar: 3 capelães
* Bombeiros: 2 capelães

Rio Grande do Norte: 5 capelães, todos na Polícia Militar.
Minas Gerais: 5 capelães. Todos no Sistema Penitenciário e nomeados pelo chefe do executivo.

Bahia: 4 capelães

Pernambuco: 4 capelães

* Polícia Militar - 2 capelães. Um é católico e um é evangélico. O católico é civil, designado pela Curia Metropolitana para a função.
O evangélico já era militar e foi designado para o cargo pelo Comando Geral da Corporação, adotando a patente que já lhe cabia. Hoje, ele é capitão. O estado também informou que não há concurso no momento para a função.

* Polícia Civil - 1 capelão, designado por portaria para o cargo. Ele entrou através de concurso público na PCPE e exerce a função há 12 anos.
* Sistema Penitenciário - 1 capelão. Ele é servidor.

Rio de Janeiro: 3 capelães. Todos no Corpo de Bombeiros. O ingresso na corporação se dá por concurso público.

Santa Catarina: 3 capelães. Todos na Polícia Militar. Um está na capital do Estado e dois em pontos estratégicos no interior. A contratação é por concurso público, o ingresso é no quadro de oficiais. Portanto, como aspirante-a-oficial e podem ser promovidos até o posto de tenente-coronel.

Ceará: 2 capelães.
* Polícia militar 1 capelão.
* Bombeiros: 1 capelão.

Sergipe: 2 capelães. Todos na Polícia Militar.
Mato Grosso do Sul: 1 capelão, que precisa ser concursado e ter a formação de Teólogo para ocupar o cargo. O Policial querendo, ele é designado pela Diretoria para a função.

Piauí: 1 capelão.
Paraíba: 0.

Paraná: 0 (Informaram que, na Polícia Civil, as únicas contratações são via concurso público conforme constituição federal e apenas para cargos de delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas).

Rio Grande do Sul: 0 (Informaram que não tem capelães nos Bombeiros, tão pouco previsão legal de ingresso ou contratação. Na Polícia Militar, não há Capelão com vínculo oficial em virtude de não haver lei que regulamenta, mas recebem o serviço voluntário de um padre atuando como capelão, conforme demanda e necessidade.
No Sistema Penitenciário não tem capelão, no quadro de seus servidores. Os presídios são assistidos pelas religiões que apresentam interesse em realizar uma parceria com o estabelecimento prisional.

Rondônia: 0 (Informaram que a contratação é por meio de edital e entra como aspirante a oficial PM capelão).

Roraima: 0 (Informaram que não há no quadro institucional a função de capelão). ( Fonte: G1 Maranhão).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aristides Aguiar divulga mensagem sobre o aniversário de Montes Altos-MA

Daniel Fiim inicia pré-campanha a prefeito de Imperatriz

Internautas comparam coincidências nas mortes de Gabriel Diniz e Cristiano Araújo

Vereador Zé Carlos Pé de Pato confirma pré-candidatura a prefeito de Imperatriz

Prefeito Assis Ramos visita Calçadão de Imperatriz