Justiça Eleitoral decide pela validade da pesquisa que aponta Assis na liderança



A juíza Ana Beatriz reconheceu que todos os requisitos necessários para seu registro haviam sido complementados em tempo. 

 Veja o trecho final da decisão da Juiza Ana Beatriz

 A parte autora trouxe a este Juízo o conhecimento de que a pesquisa nº MA-04480/2020, promovida pela representada, carecia dos elementos dispostos nos incisos IV, por não constar o no espaço amostral o nível econômico dos entrevistados; bem como a ausência da assinatura com certificação digital do estatístico responsável pela pesquisa. Fatos esses confirmados, os quais ensejaram o convencimento livre do Juízo.

Diferentemente do que alega a representada, não se trata de "verdadeiro absurdo jurídico". São regras que devem ser cumpridas. O fato de eventual impossibilidade de aposição da certificação digital na pesquisa em comento não obsta a justificativa da responsável pelo não cumprimento de uma obrigação prevista na norma.

 

De todo modo, desta feita, a representada traz à luz a razão da não constância desse elemento na pesquisa, suprindo sua falta com a declaração do estatístico responsável, com a cópia da carteira do registro no Conselho Federal de Estatística.

 

Assim, nesta espécie, o referido documento (Id3915123) tem o condão de, no entender deste Juízo, suprir, neste momento, a falta naquela pesquisa no PesqEle, na forma aduzida pela representada.

Com efeito, embora não tenha sido este o principal fundamento da decisão combatida, em relação à ausência quanto à ponderação de condição econômica dos entrevistados, ainda há prazo para que as informações sejam complementadas, conforme disposição do art. 2º, §7º, IV, da Resolução TSE 23.608/19:

§ 7º A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada, com os dados relativos:

I - nas eleições municipais, aos bairros abrangidos ou, na ausência de delimitação do bairro, à área em que foi realizada;

II - no Distrito Federal, às regiões administrativas abrangidas ou, na ausência de delimitação da região, à área em que foi realizada;

III - nas demais, aos municípios e bairros abrangidos, observando-se que, na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada;

IV - em quaisquer das hipóteses dos incisos I, II e III deste parágrafo, ao número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados na amostra final da área de abrangência da pesquisa eleitoral.

 

Portanto, suprida a carência do inciso IX do art. 2º alhures; assim como complementada a pesquisa, no prazo legal, com as informações do inciso IV desse artigo, conforme consta colação na petição inicial.

 

Por fim, para esclarecimento, não é objeto deste procedimento autenticar as informações trazidas pelas partes, uma vez que deve ser mínima a intervenção da Justiça Eleitoral, com relação à pesquisa eleitoral.

À luz do expendido, na forma do art. 267, §7º, do Código Eleitoral, reformo a Decisão (Id38925433) e, com fulcro no art. 485, VI e §3º, do Código de Processo Civil, verificada a ausência do interesse processual, doravante, EXTINGUO ESTE PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO.

Dê-se ciência ao Ministério Público Eleitoral.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Esta Decisão serve como mandado.

 

Imperatriz, MA, data da assinatura eletrônica.

Juíza Eleitoral ANA BEATRIZ JORGE DE CARVALHO MAIA, da 65ª Zona Eleitoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo prefeito de Davinópolis nomeia secretários

Em confraternização Executiva do PSDB apresenta Richardson Lima

Presidente da Câmara José Carlos Soares vai ser filiar ao Patriota

TO:Decisão garante que matricula no ensino superior só com comprovação de conclusão do ensino médio

Time do Imperatriz apresenta solidariedade as vítimas de Brumadinho-MG

Convocação do secretário de Educação José Antonio é rejeitada pela Câmara