Anistia Internacional divulga nota sobre mandados de prisão contra envolvidos no caso Mariele Franco



Prisão de Maxwell Corrêa é passo importante nas investigações, mas Anistia Internacional exige respostas para quem mandou matar Marielle, e por quê?

Rio de Janeiro. 10.06.2020 - Hoje, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro cumpriu uma série de mandados de busca e apreensão decorrentes das investigações sobre o brutal assassinato da defensora de direitos humanos Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes. A operação culminou com a prisão do bombeiro Maxwell Simões Corrêa, acusado de ter ocultado as armas utilizadas no assassinato e de ser o braço direito de Ronnie Lessa, quem efetuou os disparos. A prisão de Maxwell Simões é um importante passo em direção à elucidação desse crime e esperamos que ajude a responder às principais perguntas ainda sem respostas: Quem mandou matar Marielle, e por quê?

Marielle Franco foi assassinada em uma emboscada preparada minuciosamente durante meses. As investigações da polícia civil e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro conseguiram identificar dois suspeitos de terem executado a ação criminosa, Elcio de Queiroz e Ronnie Lessa, que atualmente respondem presos a um processo criminal. Também se descobriu que outras pessoas participaram da ação indiretamente, ocultando armamentos e obstruindo as investigações.

A Anistia Internacional atua no caso desde o primeiro dia. Durante os meses que se seguiram, realizamos ações de campanha todo dia 14, pressionando as autoridades e mobilizando pessoas em torno da defesa dos direitos humanos. Realizamos uma série de reuniões com as autoridades sobre o caso, inclusive com o Governador Wilson Witzel e o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, José Eduardo Gussem, onde também estiveram presentes familiares da vereadora assassinada. No aniversário de 1 ano do assassinato, entregamos às autoridades um manifesto com 780 mil assinaturas exigindo a solução do caso, resultado de mobilização nacional e internacional. Devido à grande visibilidade e pressão pública, nacional e internacional, que a Anistia Internacional imprimiu ao caso, acreditamos ter colaborado para garantir o andamento das investigações.

A prisão dos executores e pessoas ligadas a eles é um passo importante para o direito à verdade e à justiça das famílias de Marielle e Anderson, mas não resolve o caso, nem garante maior segurança aos demais defensores e defensoras de direitos humanos em atuação no Brasil. O país é um dos mais perigosos e com mais assassinatos para defensores e defensora de direitos humanos no mundo. Assim como Marielle Franco, defensores e defensoras de direitos humanos são pessoas que lutam por um mundo mais justo, onde a vida e a liberdade sejam protegidas, e estes são direitos humanos que precisam ser respeitados. Além disso, todos os envolvidos nas investigações devem ser mantidos em segurança, principalmente as famílias das vítimas, mas também testemunhas e investigadores/as. Por isso, é extremamente importante descobrir quem são os autores intelectuais e quais as suas motivações para o crime.

Cada dia que o caso continua na impunidade representa uma ameaça ao legado de Marielle e coloca em risco o trabalho e a vida de inúmeros outros defensores e defensoras dos direitos humanos no Brasil.

Queremos renovar nossa cobrança pública pela elucidação do crime e apresentação à justiça de todos os responsáveis pelos assassinatos de Marielle e Anderson, e exigir que este caso receba a mais alta prioridade das autoridades competentes. A resolução deste crime brutal é de particular relevância e de interesse da sociedade brasileira e da comunidade internacional. Nós, da Anistia Internacional, seguiremos insistindo que haja uma investigação transparente, independente e imparcial que responda às perguntas: quem mandou matar Marielle, e por quê? E que todos os responsáveis por este crime, tanto os autores materiais, como intelectuais, sejam levados à justiça em um julgamento justo, segundo os parâmetros internacionais. E, embora a celeridade esteja comprometida, pois já se passaram mais de 2 anos do crime, é de importância capital que o governo e autoridades se comprometam publicamente em empenhar todos os esforços ao seu alcance para resolver o caso.

Sobre a Anistia Internacional

A Anistia Internacional é um movimento global de mais de 7 milhões de pessoas que encaram a injustiça como algo pessoal. A organização realiza campanhas para que direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos no Brasil e no mundo. Criada em 1961, pelo advogado britânico Peter Benenson, teve sua sede inaugurada no Brasil em 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogueiro Duduzão se filia ao Patriotas e inicia pré-campanha para vereador

Bispo de Imperatriz alerta em carta sobre riscos de mudanças na "Lei dos Bares"

Vítima de Covid-19, ex-prefeito de Montes Altos, Valdivino Rocha segue na UTI

Médico Bene Camacho pode assumir vaga de Eliziane Gama no Senado

Solidariedade vai lançar chapa cheia para vereador, avisa deputado Rildo Amaral

Daniel Fiim inicia pré-campanha a prefeito de Imperatriz