Colunista do jornal O Globo diz que Lula pode voltar às urnas no ano que vem



Do Blog 247

O jornalista Merval Pereira escreve um longo artigo na edição desta terça-feira (1º/10) do Globo tecendo considerações sobre a decisão do ex-pesidente Luiz Inácio Lula da Silva de não aceitar a manobra política dos procuradores da Lava Jato, que querem impor-lhe uma progressão de regime em condições inaceitáveis.

Merval critica Lula mas não esconde o seu medo, que é o mesmo das elites: que, pela nulidade dos atos da Lava Jato Lula seja inocentado e volte às urnas.

"O ex-presidente Lula dizer que só aceita sair da prisão se for absolvido, ou tiver o julgamento anulado, é uma declaração tão política quanto ele considera política a decisão dos procuradores de Curitiba de pedir a progressão de sua pena", escreve Merval no inicio do artigo, para em seguida afirmar que o ex-pesidente não tem razão: "Lula não tem o direito de recusar a progressão, assim como o Ministério Público, como parte da ação, pode pedir a progressão da pena, de acordo com a Lei de Execuções Penais".

O jornalista do Globo procura interpretar a estratégia de Lula: "Na verdade, o que o ex-presidente quer é aguardar na cadeia os diversos recursos de sua defesa, acreditando que até o fim do ano estará solto, não pelas regras do sistema prisional, mas pela anulação do processo pelo STF por suspeição do então juiz Sérgio Moro".

Merval, então explicita seu medo: "O que o tornaria também elegível novamente, pois o processo do tríplex seria enviado para o juiz Luiz Antonio Bonat, que assumiu no lugar de Moro em Curitiba, teria que recomeçá-lo do zero. Os julgamentos do TRF-4 e do STJ, que confirmaram a decisão de Moro, também seriam anulados".

"Há ainda a possibilidade de Lula ser beneficiado pela nova interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre processos com a participação de delatores. Amanhã, o Supremo vai definir os termos em que se darão as análises dos casos em que os delatores não se pronunciaram antes dos demais réus".

O jornalista também considera a hipótese de o Supremo Tribunal Federal (STF) proibir a possibilidade de prisão em segunda instância, o que também beneficiaria Lula.(Foto e texto: Blog 247).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma coronel da PM do MA

Assis Ramos mostra coerência nas eleições

Sindicalista critica oportunismo de políticos durante a pandemia do novo coronavírus

Anderson Moura é forte candidato a vencer as eleições para vereador em Estreito

Semana começa com comércio fechado em Imperatriz, mas prazos de decretos vencem na terça e sexta