Congresso derruba veto de Bolsonaro e garante aumento do BPC, beneficio para deficientes



Site Congresso em Foco
O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à proposta que amplia a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O projeto lei 3055/97, do Senado, aumenta de 1/4 de salário mínimo, para meio salário mínimo o limite da renda familiar per capita para idosos e pessoas com deficiência terem acesso ao benefício de Prestação Continuada (BPC). Foram 137 votos a favor do veto na Câmara, contra 302 votos contrários. No senado, 45 votaram pela derrubada do veto e 14 pela manutenção.

Para o governo, a derrubada do veto cria despesas obrigatórias ao Executivo sem indicação da respectiva fonte de custeio.

Segundo o deputado Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, pasta que cuida do programa, o impacto será de R$ 60 bilhões, mas os parlamentares a favor da derrubada do veto indicam que cálculos do próprio governo indicam um aumento de R$ 11 bilhões nas despesas com o benefício.

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), comemorou o resultado. “Em um país onde a extrema pobreza só aumenta, beneficiar mais pessoas que realmente precisam do apoio do Estado é uma grande vitória. Continuarei lutando por essa população”, defendeu a senadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assis Ramos lidera pesquisa de intenção de votos em Imperatriz

Lula terá pelo menos uma condenação anulada, diz blog

Após dois casos em quatro dias, SES emite alerta sobre casos de Meningite em São Luís

Professor de música Anderson Moura quer mais ações sociais em Estreito

Funcionário do Samu quebra silêncio sobre omissão de socorro

Em primeiro discurso Bolsonaro diz que cumprirá Constituição e promessas de campanha