Presidente da Famem avalia encontro de prefeitos com Temer sobre "Mais Médicos"


O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema avaliou de forma positiva a reunião, em Brasília, entre prefeitos e o presidente Michel Temer para tratar sobre os rumos do programa “Mais Médicos”. O encontro foi na terça-feira (19), na sede da sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), autora do Movimento Municipalista.

Tema disse que Temer anunciou o novo edital para o Programa Mais Médicos (PMM), e destacou a edição de decreto regulamentando o comitê de revisão da dívida previdenciária municipal para o tão esperado Encontro de Contas de débitos e créditos dos Municípios e da União.

O líder municipalista assegurou, ainda, que a normativa que vai regulamentar o art. 11 da Lei 13.485/2017, referente ao Encontro, aguardava deliberação da Presidência e era um dos dez pleitos apresentados ao Executivo na XXI Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. O Encontro de Contas representa uma luta de mais de 15 anos do movimento e vai permitir aos Municípios conhecerem os reais débitos e créditos junto à União.

Conforme Tema, agora, a normativa vai permitir que os Municípios conheçam seus débitos e créditos com a previdência. A terceira medida assinada pelo presidente Temer foi a concessão de direito real de uso gratuito de imóvel da sede da Confederação.

“Vocês falaram que sempre vinham de pires na mão, no meu governo vieram com prato fundo e conseguimos preenchê-lo, especialmente com essas três colheradas que demos hoje. Se o Município for forte, a União será forte”, declarou Temer. “Começamos a fazer descentralização, com a ideia de atender as postulações municipalistas, e o exercício democrático depende dessa descentralização. O autoritarismo concentra, e a democracia descentraliza”, defendeu.

Ao concluir seu discurso, Temer pediu uma salva de palmas “àqueles que têm contato direto com eleitorado, que, no dia a dia, são parados pelo eleitor no bar, na sua casa, onde esteja; àqueles que são os pilares da democracia, agentes públicos, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”.

Michel Temer destacou ainda que já havia cumprido pelo menos sete dos onze itens constantes na pauta da CNM. Com a garantia de mais dois itens nesta segunda-feira, ficam faltanco apenas dois itens e ele afirma acreditar que até o final de seu governo deverá ter cumprido todas as reivindicações dos prefeitos.

Os prefeitos deverão se reunir com as bancadas de seus respectivos Estados na busca de uma atuação sólida e unificada em benefícios dos municípios, acrescentou Cleomar Tema. ( Com informações da Famem).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sindicalista critica oportunismo de políticos durante a pandemia do novo coronavírus

Zé Carlos prestigia posse dos deputados Rildo Amaral e Professor Marco Aurélio