Assembleia Legislativa decreta luto de três dias pela morte de ex-deputado estadual




O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto(PCdoB) decretou luto oficial de três dias, a partir desse sábado (2), pela morte do ex-deputado estadual Celso Coutinho.

O ex-parlamentar morreu no sábado, aos 89 anos, em São Luís.

Othelino Neto LAmentou a morte de Coutinho a quem chamou de grande líder político maranhense, que, também assim como ele, foi presidente do Parlamento Estadual, em 1984.

“Celso Coutinho foi um exemplo de seriedade e dedicação à vida pública, deixando uma bela marca do seu trabalho por onde passou. Foi presidente da Assembleia Legislativa e prefeito do município de Guimarães, sua cidade natal. No ano passado, tivemos a honra de homenageá-lo, em reconhecimento à sua trajetória de serviços prestados ao Maranhão. É, certamente, uma grande perda para todos nós”, declarou o chefe do Legislativo Estadual.

UFMA emite Nota de Pesar

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Celso Coutinho, ocorrido neste sábado, 2.

Casado com a professora aposentada do departamento de Medicina da UFMA Maria Alice Coutinho e pai da professora do departamento de Farmácia Denise Coutinho, Celso nasceu na cidade de Guimarães, no Litoral Norte do estado, em 8 de dezembro de 1930. Ele era advogado, formado pela extinta Faculdade de Direito do Maranhão. Começou sua carreira por meio de movimentos estudantis, chegando a presidir a União Maranhense de Estudantes (UME).

Foi presidente da Assembleia Legislativa em 1984, quando o Maranhão atravessou grande turbulência política, por ocasião da escolha dos deputados que atuariam como delegados nas eleições indiretas, que elegeram Tancredo Neves para a Presidência da República, no Congresso Nacional. 


Coutinho elegeu-se pela primeira vez prefeito de sua cidade em 1969. Liderou um movimento para a construção do Hospital Municipal, que ficou conhecido como “Passeata das Pedras”, em que os moradores doaram as pedras para a edificação daquela casa de saúde.

Durante sua carreira política, foi eleito quatro vezes deputado estadual e duas vezes prefeito do município de Guimarães.

A Universidade Federal do Maranhão se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogueiro Duduzão se filia ao Patriotas e inicia pré-campanha para vereador

Bispo de Imperatriz alerta em carta sobre riscos de mudanças na "Lei dos Bares"

Francisco Santos, o Franciscano, é o companheiro de chapa de Assis Ramos na campanha pela reeleição

Solidariedade vai lançar chapa cheia para vereador, avisa deputado Rildo Amaral

Governo do Estado adota prática confusa para informar sobre casos de novo coronavírus