Presidente da Câmara desempata votação sobre convocação de secretários municipais



Na sessão da última quinta-feira (10), os vereadores aprovaram a convocação dos secretários Zigomar Filho (Infraestrutura), Alair Firmiano (Saúde) e Josafan Júnior (Gestão Orçamentária e Planejamento) para prestarem esclarecimentos sobre planejamentos e gastos de suas secretarias. Além deles, foram convocados também os superintendentes de Iluminação Pública, Francisco Vaz e de Limpeza Pública Alan Johnes.

Já na manhã de ontem (16) em sessão ordinária, os vereadores da base do governo deram entrada em um requerimento de 'desconvocação' na mesa diretora, que foi apresentado pelo líder do governo na Câmara, João Silva (PRB). Este esclareceu ser totalmente a favor de que secretários e servidores possam ser ouvidos para falarem sobre suas pastas e darem explicações, mas primeiramente através de convite e não de convocação direta. Na recusa ou falta dos convidados se passaria, aí sim, para a convocação.

Como oposição e situação não entraram em consenso e o presidente da casa teve que acatar o pedido contido no requerimento - regimentalmente todos os pedidos com mais de sete assinaturas devem ser acatadas e essa solicitação estava com nove - foi decidido que a decisão seria tomada em votação simples.

Após pausa de 10 minutos o pedido foi colocado em votação e resultou em nove vereadores a favor da convocação (Bebé Taxista, Ditola, Carlos Hermes, Aurélio Gomes, Adhemar Jr, Fábio Hernandez, Sgto Adelino, Ricardo Seidel e Pedro Gomes), e nove contra (João Silva, Pimentel, Terezinha Soares, Chiquim da Diferro, Fátima Avelino, Alberto Sousa, Hamilton Miranda, Irmã Telma e Paulinho Lobão), o que fez com que o presidente José Carlos (Patriota) usasse do voto de Minerva, optando pela convocação e rejeitando o requerimento. Zesiel Ribeiro e Maura Barroso estavam ausentes em atendimento médico.

O presidente justificou seu voto dizendo que sempre ficará ao lado do povo. “Os secretários precisam sim ser convocados e darem explicação à coletividade sobre uma série de situações”, finalizou.

Para Bebé Taxista (Patriota) a casa deu uma demonstração de independência graças a dois vereadores que eram da base do prefeito: Fábio Hernandez e Adhemar Freitas Jr (ambos do PSC) e que não voltam atrás em suas palavras.

ATUALIZAÇÃO  -- A assessoria de imprensa da Câmara divulgou nota nesta quinta-feira em que informa que os secretários convocados não compareceram ao plenário.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo prefeito de Davinópolis nomeia secretários

Em confraternização Executiva do PSDB apresenta Richardson Lima

Presidente da Câmara José Carlos Soares vai ser filiar ao Patriota

TO:Decisão garante que matricula no ensino superior só com comprovação de conclusão do ensino médio

Time do Imperatriz apresenta solidariedade as vítimas de Brumadinho-MG

Convocação do secretário de Educação José Antonio é rejeitada pela Câmara